Marmorização é uma técnica quase mágica de se imprimir estampas coloridas em papel muito apreciada principalmente por encadernadores. Papéis marmorizados são usados para revestir livros ou como guardas - aquelas primeiras páginas que se encontram ao abri-los - valorizando-os imensamente.
Consiste em deitar-se uma folha de papel sobre uma base gelatinosa feita com água e um tipo especial de algas que atua como um suporte para tintas coloridas que, flutuando, formam desenhos aleatórios conforme vão sendo depositadas em sua superfície. O artista, chamado de marmorizador, pode movimentar essas cores flutuantes com palitos ou pentes antes de serem transferidas para o papel que absorve a imagem em suspensão resultante desse procedimento assim que é colocado sobre ela.
As estampas assim obtidas são únicas pois é impossível reproduzi-las.
A alga carragena, própria para a base mas que não é vendida no Brasil, pode ser substituída por CMC (ou metilcelulose), que já mencionamos em uma postagem anterior.
A tinta mais apropriada é a acrílica.
Um vídeo relacionado está disponível no Youtube em:
http://youtu.be/7B8q3ydZWTY
Entre os muitos talentos da nossa grande cantora lírica Sílvia Tessuto está a marmorização. Eis uma pequena mostra de seus papéis ... fora de cena:
Uma excelente publicação sobre este assunto é :
"Marbling Techniques" de Wendy Addison Medeiros
Oi Vera,
ResponderExcluirFicou muito bom!
Muito obrigada!
Vera, esta postagem também ficou maravilhosa, bem explicada e muitíssimo bem ilustrada com os trabalhos da querida Silvia Tessuto!
ResponderExcluirParabéns a voce e a ela !!!!!
Beijos
Elô