terça-feira, 12 de julho de 2011

Bem-vindos!

     Esta é a estréia do meu blog!
     Os assuntos serão principalmente papéis e afins.
    Aos poucos irei postando fotos dos livros que faço, dos diários, dos diversos instrumentos e materiais que possuo, das minhas recentes descobertas e de trabalhos de amigos também. Algumas dicas e truques, um tutorial interessante, links legais e por aí vai.
   Desde já quero agradecer às queridas professoras Beth Csuraji, da ABER, e Tamiris Ciuccio, Juliana Lucca e Carolina Müller do projeto idealizado pela Profª. Elisa M. Kerr "Arte de Encadernar" na Universidade São Judas Tadeu, pela paciência, desprendimento e extrema competência com que me orientaram no aprendizado da arte dos livros.
   Só para inaugurar, vou adicionar uma foto que achei na pág da web desfaziendoentuertos: é o corte anatômico de um livro mostrando sua constituição interna ...

... e um vídeo da CBS (com 30seg de comercial no início!) que mostra o ateliê dos sonhos de qualquer "bookmaker" onde uma encadernadora americana há 30 anos na profissão exibe alguns de seus trabalhos. Ela enfatiza que para cada impressão na capa de um livro é necessário aplicar os instrumentos (florões, rodas etc.) várias vezes e que cada um dos desenhos é formado por vários instrumentos diferentes, o que requer meses de trabalho em um único livro. Ela já restaurou cerca de 800 livros raros e criou centenas de projetos como o de "A Festa de Babette", "Meia-noite no Jardim do Bem e do Mal" e "As Aventuras de Huckleberry Finn" que levou um ano e meio para ser concluído e foi premiado. Há também uma visita à Morgan Library em Nova Iorque que, segundo o curador, conta com o maior e mais extraordinário acervo de encadernações manuais da América. Ainda uma entrevista com um bibliófilo e outro artista que encaderna as revistas da Oprah e os roteiros dos cineastas Martin Scorsese e Spike Lee e que conclui: "Todo mundo deve ter, pelo menos uma vez na vida, uma encadernação artística!" Espero que gostem!

    Fiquem à vontade para comentar, perguntar, trocar idéias e tudo mais.
    Voltem sempre!

8 comentários:

  1. Que legal! Uma vitrine. Espero bastante sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns mãe! Vai ser um sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Your Highest,

    Agora sim! Posso escrever à vontade! rsrsrs
    Como te disse, parabéns pelo nome do blog: duplo sentido, englobando tuas profissões e teus interesses…
    Muito sucesso!!!!!
    Silvia

    ResponderExcluir
  4. Ola!!!
    Parabéns por seu blog Vera, esta maravilhoso!!!
    um grande beijo!!
    Sagica!!

    ResponderExcluir
  5. Vera,querida amiga,
    Seu blog está cada dia mais encantador! Tudo de absoluto bom gosto, qualidade, criatividade e acima de tudo repleto de ensinamentos.
    Que possa passar ótimas horas organizando-o e também proporcionando aos seus seguidores um conhecimento novo, informações valiosas e abrindo os horizontes artísticos de quem vive disso ou apenas se interessa pelo belo!
    Muito obrigada pela sugestão do meu livro e blog.
    Sucesso sempre, como sempre, em tudo que faz !!!
    Elô

    ResponderExcluir
  6. Olá Vera,
    parabéns pela iniciativa do blog e obrigada pela homenagem. Fico honrada de ter participado um pouquinho da sua formação em encadernação.
    Desejo sucesso sempre. Beijos
    Carolina Müller

    ResponderExcluir
  7. Que artista de múltiplos talentos!Sinto-me privilegiada de compartilhar o trabalho com você! Parabéns pela habilidade e sensibilidade! Um grande beijo! Rosana Barakat

    ResponderExcluir
  8. Oi Vera,
    adorei seu blog!
    Continue com esse lindo trabalho!
    Karlla

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.