segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Guardas e revestimento com papéis marmorizados

     Alguns livros confeccionados por mim utilizando os papéis marmorizados de Sílvia Tessuto:

     Encadernação clássica em pleno couro azul marinho com guarda francesa de papel marmorizado, guardas simples de papel Fabriano "Ingres" e miolo de papel Vergê "Branco".  Cabeceados bordados à mão com linhas de seda.  
  
                                                                       
                                                                           
     Revestimento em Vanol "Napoli", guarda francesa de papel marmorizado, guardas simples de papel Fabriano "Ingres" e miolo de papel Vergê "Branco".  Cabeceados bordados à mão com linhas de seda.

                                                                            
    Meia encadernação em Coberxil "Bege Cromato Netuno" e papel marmorizado, guarda francesa do mesmo papel marmorizado e guardas simples de papel Vergê "Marfim". Cabeceados bordados à mão com linhas de seda.

 
    Um livro recente (2010) sobre o passo a passo da encadernação manual tradicional é "Bookbinding : A step-by-step guide" de Kathy Abbott. Com cerca de 300 fotos coloridas é um dos melhores lançamentos dos últimos anos sobre esse assunto.
                                                                                                                                                    


10 comentários:

  1. Ola Vera, parabéns!!
    amei essa postagem!!
    bjs!!
    Serginho

    ResponderExcluir
  2. Vera, a nova postagem ficou linda demais! As fotos estão cada vez mais bem feitas e os livros então, maravilhosos, como sempre !
    As fotos em close dos cabeceados estão perfeitas, foco exato, luz correta, angulos geniais.
    Os cartões do Serginho ficaram perfeitos, fotografados em perspectiva, melhor assim do que escaneados como eu fiz. Ótima ideia!!!!!!
    Parabéns mais uma vez ! Beijosss
    Elô

    ResponderExcluir
  3. Olá Vera! Parabéns pelo trabalho. O blog está ótimo! As informações são boas e as ilustrações mais ainda. Fico feliz quando os alunos superam as expectativas do projeto e principalmente quando se dedicam a pesquisar o assunto. E, mais uma vez parabéns.
    Profª. Elisa M. Kerr

    ResponderExcluir
  4. Elisa
    Muito obrigada pelas belas palavras, pelo incentivo e principalmente pela aprovação! Seu aval é inestimável para mim e me sinto extremamente honrada em ter um comentário de uma pessoa tão importante dessa área no meu blog!
    E são seu idealismo, generosidade e empenho que têm tornado possível não só a mim, mas a um incontável número de pessoas, desenvolver talentos que de outra forma permaneceriam adormecidos. PARABÉNS A VOCÊ!!!

    ResponderExcluir
  5. Querida Vera... estou ficando com muita vontade de aprender a fazer essas coisas lindas!!! Amo livros! Grande beijo saudoso!

    ResponderExcluir
  6. Querida Rosana, com o seu talento artístico, perfeccionismo e conhecido amor pelos livros, certamente se sairá maravilhosamente bem. Estarei sempre à sua disposição para o que precisar e acredito que possa te indicar os melhores cursos disponíveis em São Paulo. Muito obrigada, mais uma vez, pelo incentivo, carinho e amizade! Muitas saudades...

    ResponderExcluir
  7. Olá. Estou iniciando na arte da encadernação. Onde encontro material para fazer as capas dura? Qual material reveste? E aquela fita que fica na borda da lombada?
    Agradeço se puder dar algumas dicas.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Célio! Muito obrigada pela visita!
    Supondo que você esteja em São Paulo, para comprar o papelão cinza procure no Google por "Papelaria Universitária" e veja qual endereço é melhor para você.
    Já o revestimento, se fôr sintético busque "VSP - Papéis Especiais".
    Se preferir couro, Rua Jairo Góes 139 - Brás, mas ali mesmo naquela região há várias lojas, uma ao lado da outra, que vendem couro.
    Imagino que "a fita" na borda da lombada a que você se refere seja o cabeceado. Todos os que vê nas minhas fotos são feitos à mão, bordados com linha de seda, mas você os encontra prontos na "Entrelivros": Rua Machado de Assis 216, Vila Mariana ou na "Encadernadora Kristina": Rua José Bonifácio 176, Sobreloja 08 - Centro.
    Espero ter ajudado, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá Vera, procurando informações sobre um papel me deparei com seu blog, como trabalho em uma empresa especializada em papéis especiais perolizados e vendo sua paixão por livros, pensei em deixar nosso endereço virtual e convida-la a uma visita despretenciosa, já que não sei ao certo se nosso material atende a sua arte, agradeço se puder verificar nossoa papéis e aguardo uma resposta. Ancilla Favaro.
    www.diamondpapers.com.br / vendas1@diamondpapers.com.br

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.