Com relação à última postagem (aqui), amigos têm comentado: "Hummm! Que vontade de fazer!".
E por quê não?
Realmente não é imprescindível a prensa que foi mostrada naquelas fotos:
Se vocês chegaram a entrar do site de Martin Frost, tiveram a oportunidade de observar os trabalhos de alunos do workshop promovido pela Universidade Johns Hopkins, nos EUA, em Abril de 2005, destinado a pintores, restauradores, encadernadores e demais artistas dos livros.
Lá foram usadas, além de prensinhas "estilizadas" que ele deve ter levado,:
outras feitas com duas ripas de madeira com dois furos cada, às quais o bloco de páginas é mantido preso com cordões:
Isso com certeza é viável de se conseguir.
Observem que a ripinha debaixo fica entre a capa e o bloco de páginas ( miolo ).
E, finalmente, um trabalho muito interessante que acredito ter sido inspirado na pintura de Georges Seurat - "Un dimanche après-midi à l'lle de la Grande Jatte", 1884-1886, do Art Institute de Chicago:
Bem, com as alternativas acima apresentadas à luxuosa prensa exibida na 1ª parte desta postagem e com a técnica já descrita anteriormente também, mãos à obra!
Na próxima matéria sobre esse assunto, gostaria de mostrar alguns livros decorados existentes em São Paulo onde, de acordo com Beth Csuraji, exemplares talvez sejam encontrados na Biblioteca Mário de Andrade e na Biblioteca Mindlin, na USP.
Foto 1 : Martin Frost
Fotos 2 a 12 : The Sheridan Libraries at Johns Hopkins University
Vera, realmente não é difícil fazer esta prensa simples, pode-se até mesmo reutilizar ripas e usar tecido para prender ao invés de parafusos com borboletas. Adorei e qualquer dia vou experimentar !
ResponderExcluirBeijos
Elô
Não é difícil de fazer a prensa, não! Em contrapartida o desenho… uau! Em meu entender, seria mais facil tentar uma marmorização, por ser um trabalho que se faz de uma vez só…
ResponderExcluirEsses parafusos com borboletas são fáceis de encontrar.
Tem-se de estragar muitas bordas até chegar a um resultado… como tudo em arte!
Os encadernadores antigos usavam dessa técnica, principalmente nos Livros Fiscais. É uma forma de identificar se páginas foram destacadas. E isso, sob o ponto de vista contábil, era de suma importância.
Hoje é apenas uma arte, pela beleza da coisa em si.
Tenho livros que comprei em sebos que foram encadernados e depois marmorizados ou simplesmente pintados em uma cor só.
Ficam bonitos de qualquer forma!