sexta-feira, 15 de julho de 2011

Encadernação: Prensa vitoriana

                                                                         
         No ano passado adquiri esta adorável prensa de ferro maciço com lindos detalhes em bronze sólido, c1850, provavelmente originária de Londres, Inglaterra.  Não é a minha única prensa mas com certeza a mais bonita e valiosa.     
      Posteriormente, navegando pela rede, acabei me deparando com a foto de uma loja de encadernação   em Sheffield, na Inglaterra, onde a proprietária Sue Callagham aparece usando a mesma prensa, apenas numa versão maior. Ainda vou ter  o capricho de escrever pra ela pedindo maiores especificações sobre a prensa porque ela deve saber TU-DO!

                                                                                 
           Segundo a repórter que fez a matéria da foto, os encadernadores da cidade - 3 ao todo e todas mulheres - vêm praticando um negócio que reporta a milhares de anos e que tem mudado muito pouco em todo esse tempo.
          "Entrar na loja de Sue ...", diz ela, " é como voltar no tempo. Sue, de 59 anos, inclina-se sobre seu pequenino balcão com os óculos dependurados na ponta do nariz. Rolos de couro, tecidos de revestimento e papéis irrompem de uma prateleira atrás dela, dúzias de vidros de tinta empoeirados espipocam por toda a loja e ferramentas de aparência meio arcaica pendem das paredes.
            Numa era onde livros novos, mecanicamente encadernados, são comprados em supermercados sem alma, a um tanto quanto antiquada empresa de Sue Callagham é uma brisa de ar fresco.
        ... 'Eu uso todas as mesmas ferramentas que têm sido usadas por centenas de anos. Encadernação é um dos poucos negócios que não se desenvolveu com a tecnologia', diz Sue.
           Para ilustrar o seu argumento, uma série de gravuras de encadernadores trabalhando mais de cem anos atrás adorna as paredes. 'Veja, aquele é um tear de costura - o que eu uso é muito parecido,' ela diz.
        ... A experiência de Sue, que ela construiu ao longo dos últimos 35 anos,  a proveu com um sólido filão de clientes que vão desde estudantes precisando encadernar suas teses e gente querendo as revistas encadernadas, a trabalho de restauro, o favorito de Sue.
          'O que eu mais gosto é do trabalho de restauração, apesar de ser uma enorme responsabilidade. É do desafio que eu gosto; algumas vezes pego um livro e penso: por onde no planeta eu começo?,  mas eu adoro trazê-lo de volta à sua antiga glória.'"
             A versão original e na íntegra deste artigo está em:

            
                    

7 comentários:

  1. Linda essa prensa com detalhes dourados!
    Uma peça de arte, com certeza, pois o trabalho que deu para fundir e primeiramente para fazer o molde, o encaixe, muito linda!
    Na nossa era não temos a idéia do quanto de trabalho era dispendido para fazer cada peça dessas.
    Um tesouro, realmente!

    ResponderExcluir
  2. Ai Vera, esta prensa é linda demais! Digna de estar num museu! Só voce mesmo pra ir atrás de uma peça assim e conseguir comprar !!!
    Menina esperta e inteligente !
    Beijos
    Elô

    ResponderExcluir
  3. Vera..eu tinha escrito que tenho o livro original da Boheme...mas está destruido...e pedi se daria um jeito..e que pode cobrar!!
    foi desta vez?

    ResponderExcluir
  4. ih...é annie viu? só como anonima que sai o recado!!!

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma prensa desta e outra ainda mais antiga. São lindas e tenho usado para imprimir xilogravuras. Gostaria de ver algum tutorial sobre o uso na encadernação. Alguém teria uma indicação?

    ResponderExcluir
  6. Escantada com este blog. Sou professora de desenho e criatividade além de trabalhar com arteterapia e estou descobrindo as qualidades do "Livro de Artista" no trabalho criativo e arteterapêutico. As dicas de encadernação do blog são preciosas. Obrigada pela generosidade compartilhar.

    ResponderExcluir
  7. Jane Maria, muito obrigada pela visita, incentivo e participação no blog.
    Esse tipo de prensa é usada em vários estágios da encadernação de um livro por proporcionar uma pressão uniforme e facilmente controlada através do manuseio de uma única manopla. O que será prensado deve estar sempre entre 2 tabuinhas de madeira, preferencialmente revestidas de fórmica para que sua superfície seja o mais lisa e livre de imperfeições possível, tendo-se o cuidado de manter sempre a lombada para fora. Não sei de nenhum tutorial específico sobre o uso de uma prensa de encadernação porque seu uso é explicado no decorrer dos cursos e é de suma importância pois, se mal aplicado, pode arruinar todo o trabalho. Mas vou pesquisar e te aviso se encontrar algo mais específico. Por hora você pode procurar por "how to use a bookbinding press?" ou "how to use a bookbinding nipping press?" no Google e ver as imagens que aparecem. Em muitas delas, mesmo que você não fale inglês, será possível ter uma idéia de como são usadas. Espero ter ajudado de alguma forma, um abraço, Vera

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.